CI

Milho: mercado continua com lentidão

Baixo interesse dos consumidores tem sido um fator determinante para essa lentidão


Foto: Agrolink

As colheitas da primeira e segunda safra de milho no Brasil estão avançando a um ritmo mais rápido do que no ano anterior, impulsionadas pelo clima quente e seco que predomina na maioria das regiões produtoras. No entanto, apesar do aumento na oferta, o mercado interno ainda mostra lentidão nas negociações à vista. É o que revela o mais recente boletim informativo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo os pesquisadores do Cepea, o baixo interesse dos consumidores tem sido um fator determinante para essa lentidão. Muitos compradores aguardam uma desvalorização maior dos preços com o avanço da colheita ou estão priorizando o recebimento de lotes comprados antecipadamente. Por outro lado, os vendedores de algumas regiões estão retraídos, focados na colheita e preocupados com a possível queda na produtividade devido ao clima adverso durante o desenvolvimento das lavouras.

Os pesquisadores do Cepea destacam ainda que os produtores esperam um aumento da demanda externa nas próximas semanas, o que poderia aquecer o mercado. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 16 de junho, as médias nacionais das colheitas de primeira e segunda safra atingiram 88,1% e 13,1%, respectivamente, registrando avanços de 1 ponto percentual e 7,8 pontos percentuais em relação à temporada anterior.

Esses números reforçam a expectativa de um cenário promissor para a exportação, enquanto o mercado interno segue em compasso de espera. Com as próximas semanas sendo decisivas, tanto os produtores quanto os consumidores estão atentos às mudanças nos preços e à evolução das condições climáticas, que continuarão a influenciar diretamente a dinâmica do mercado de milho no Brasil.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.