CI

Milho: Plantio na reta final em Mato Grosso

Incerteza em relação ao resultado da 2ª safra


Conclusão dos trabalhos se encerra até meados desta semana, mas há muito incerteza em relação ao resultado da 2ª safra

A primeira semana de março se foi e ao contrário do registrado no ano passado, o plantio do milho segunda safra ainda se estende pelo Estado. Conforme números apresentados na última sexta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 7, cerca de 98% da área estimada estavam semeados, ante 99,4% em igual momento de 2012. A miúda diferença, pelo menos quando expressa em percentuais, quase não motiva a preocupação, mas, o período limite a esta segunda safra se estendeu e ninguém sabe ao certo como o milho ‘temporão’ vai se desenvolver daqui para frente.


Apenas a região norte, com superfície de 22,50 mil hectares concluiu a semeadura quase que 100% dentro da janela ideal de plantio, ou seja, até o final de fevereiro. No Estado, 87% do milho segunda safra, ou cerca de 2,41 milhão de hectares, foram cultivados dentro do período classificado, agronomicamente, como o mais seguro ao pleno desenvolvimento. Todas as outras regiões apresentam atrasos em relação ao registrado na safra passada. Aproximadamente 300 mil hectares estão sendo cobertos em período não-recomendado.

O médio norte, que reúne importantes produtores do cereal como Sorriso e Lucas do Verde, soma mais de 1,4 milhão de hectares – 53,65% da produção estimada, é a região mais adiantada no momento, mas, registra 98% de semeadura. Como em Mato Grosso a segunda safra ocupa a área originalmente disponibilizada à soja, qualquer intercorrência, seja no plantio ou na colheita da oleaginosa – como ocorrido nos dois estágios de produção do grão, atrapalha, prejudica e atrasa o preparo das lavouras de milho. Comparando o ritmo dos trabalhos aplicados no campo, a expectativa é de que a semeadura esteja finalizada neste final de semana, mas a evolução depende da cadência da colheita da soja e dos regimes de chuvas.


Apesar de todos os problemas vivenciados pelos produtores mato-grossenses nesta safra, a maior parte deles fruto das adversidades climáticas, o Imea não revisou as projeções e acredita numa expansão da área com milho segunda safra de 11,3% sobre o recorde de 2012, com a cobertura passado de 2,50 milhões de hectares para 2,78 milhões. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.