Milho: poder de compra do frango (vivo ou abatido) no menor nível em mais de 10 anos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,142 (0,78%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,00%)

Imagem: Divulgação

Milho

Milho: poder de compra do frango (vivo ou abatido) no menor nível em mais de 10 anos

Considerados os pouco mais de 100 primeiros dias do ano uma tonelada de frango vivo adquiriu 3,301 toneladas de milho
Por:
2595 acessos

Considerados os pouco mais de 100 primeiros dias do ano (isto é, até a primeira quinzena de abril), uma tonelada de frango vivo adquiriu 3,301 toneladas de milho, enquanto o mesmo volume de frango abatido adquiriu 4,350 toneladas do grão – quantidades quase 30% inferiores às do ano passado. Mas as quedas se tornam muito mais agudas quando comparadas ao melhor momento do período analisado, o de 2013. Pois agora o poder de compra é quase 40% menor tanto para o frango vivo como para o abatido.

Vale anotar – apenas como curiosidade – que a diferença no poder de compra entre frango vivo e abatido vem recuando no decorrer da década. Assim, enquanto em 2010 uma tonelada de frango abatido adquiria volume de milho 44% superior ao adquirido com uma tonelada de frango vivo, em 2018 o volume extra caiu para 24%.

É verdade que em 2019 e neste ano a diferença voltou a aumentar. Mas só aparentemente. Porque, desde o ano passado, a cotação do frango vivo comercializado no interior de São Paulo (base da presente análise) tem sido apenas um referencial sobre o qual se aplicam descontos variáveis conforme as necessidades e interesses das partes negociantes – comprador e vendedor. Em decorrência, é certo que a capacidade de compra do frango vivo se encontre muito aquém das 3,3 toneladas ora apontadas.

No momento, por exemplo, ainda que o milho enfrente um processo contínuo de baixa (preços recuaram cerca de 13% nos últimos 30 dias), uma tonelada de frangos vivos já não adquire sequer 3 toneladas do grão. Provavelmente, é o menor poder de compra da história.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink