CI

Milho deve ser 1ª opção para muitos agricultores em 2012

Boa fase do cereal coloca Brasil em destaque no cenário internacional


“É o melhor momento já visto”, afirma Paolinelli, da Abramilho. Boa fase do cereal coloca Brasil em destaque no cenário internacional

O milho deverá ser a primeira opção de cultivo e deixará de ser apenas uma cultura de rotação para muitos produtores brasileiros em 2012. A produtividade, as tecnologias e o mercado estão favoráveis e devem dar ao Brasil cada vez mais destaque no cenário internacional. É o que afirma Alysson Paolinelli, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), ao comemorar que as perspectivas para o próximo ano são ainda melhores e que “o milho está em sua melhor fase”.


“Já tivemos bons períodos para o milho, mas, dessa vez, o momento é certamente o melhor já visto”, salienta o presidente. Segundo ele, essa é a primeira vez que todos os fatores que influenciam a cultura estão a favor do agricultor no Brasil. “O momento é completamente positivo. Estamos com bons resultados, produtividade elevada, clima favorável, bons preços, ótimas tecnologias agrícolas disponíveis e, além de tudo, o mercado internacional e os resultados dos países que eram grandes produtores, como EUA e China, não foram bons e, por isso, nossas exportações poderão crescer ainda mais”, explica.

Segundo o presidente, a Abramilho, como representante dos produtores, está em constante contato com o governo para melhorar algumas questões necessárias. “Logística de escoamento e infraestrutura das rodovias, portos e hidrovias são apenas alguns dos pontos que devem ser aprimorados. A Abramilho está ativa e batalhando por isso”.

Milho deve se tornar primeira opção para produtores

Paolinelli destaca que o produtor brasileiro já entendeu os benefícios e o retorno que o milho pode trazer e, por isso, o grão não é mais apenas uma cultura de rotação. “Hoje o milho é a primeira opção para muitos produtores no Brasil. Nossa intenção é que ele ainda se torne a principal cultura do País”.


Além disso, para o executivo, a variedade de tecnologias disponíveis no Brasil faz toda diferença no resultado final. “Hoje, o agricultor tem diversas opções para melhorar sua produção, desde maquinário, até as sementes mais modernas. Tudo isso reflete no resultado e os recordes de produção e produtividade das lavouras comprovam isso”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.