CI

Milho e soja 18/19: reta final da semeadura no Brasil e da colheita nos EUA

Situação das lavouras está favorável


No Brasil, até o dia 23 de novembro, 99,7% da área de soja 2018/2019 havia sido semeada em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No Paraná, a semeadura da soja atingira 98,0% até o dia 26/11 e o plantio do milho de verão está concluído, de acordo com Departamento de Economia Rural (Deral).

Já no Rio Grande do Sul, segundo a Emater, 68,0% da área esperada com soja nesta temporada e 86,0% da área de milho foram semeadas até o dia 22/11. Este ano, as chuvas estão mais dentro da normalidade, com bons volumes e melhor distribuição nas principais áreas produtoras de grãos no país.

Desta forma, a situação das lavouras está favorável, no entanto, o excesso de chuvas em algumas regiões começam a preocupar. 

Nos Estados Unidos, até o dia 25 deste mês, 94,0% do milho 2018/2019 havia sido colhido, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os trabalhos estão no mesmo ritmo da safra passada (2017/2018), mas ligeiramente atrasados em relação à média das últimas cinco temporadas, de 96,0% da área colhida até este momento.

No caso da soja, também foram colhidos 94,0% da área semeada nos Estados Unidos neste ciclo, sendo que os trabalhos estão atrasados frente ao mesmo período da safra anterior (99,0% da área colhida naquela oportunidade) e média das cinco últimas temporadas, de 98,0% da área colhida até o final de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.