CI

Milho Genuity® SmartStax a um passo da aprovação comercial

Nova tecnologia passa pela última fase exigida pelos marcos regulatórios antes do lançamento comercial, previsto para 2010


O milho Genuity® SmartStax, nova tecnologia agrícola desenvolvida pela Monsanto e Dow Agrosciences, que combina tolerância a herbicida e resistência a insetos num só híbrido, foi aprovado, em 20 de julho, pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA). Esta é a última fase exigida pelos marcos regulatórios antes do tão aguardado lançamento comercial, previsto para 2010.

O Genuity® SmartStax é considerado pelos agricultores como a mais avançada tecnologia já desenvolvida para a cultura do milho. Ela reúne oito genes (traits) pesquisados e aprovados pelas duas companhias, oferecendo ao agricultor norte-americano um híbrido de milho resistente a uma gama de insetos-praga: lagartas que atacam a espiga (Helicoverpa zea e Loxagrotis albicosta), espécies de brocas dos colmos (Ostrinia nubilalis, Diatraea grandiosella e Diatraea saccharalis), a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), a lagarta rosca (Agrotis ipsilon) e espécies de larva alfinete (Diabrotica sp.) Além disso, a nova plataforma tecnológica inclui as tecnologias Roundup Ready® e Liberty Link®, cujos genes conferem à planta tolerância a herbicidas.

Na avaliação de Rodrigo Santos, diretor de Estratégia e Gerenciamento de Produto da Monsanto, a ação de oito genes do Genuity® SmartStax representa um avanço inédito no manejo da lavoura, com significativo aumento de rentabilidade e redução na aplicação de inseticidas no campo. “A chegada da tecnologia ao alcance dos produtores americanos é um passo decisivo para o nosso compromisso em oferecer produtos que auxiliem no aumento de produtividade, contribuindo para maior produção de grãos e disponibilidade de alimentos”, diz.

Outro benefício diretamente ligado ao produto é a possibilidade de redução da área de refúgio em lavouras de milho geneticamente modificado, uma vez que nada menos que seis genes que expressam proteínas para controle de pragas estão no Genuity® SmartStax. De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelas duas companhias, a área será reduzida de 20% para 5% nas lavouras de Genuity® SmartStax nos Estados Unidos, conforme aprovação do EPA e CFIA.

Santos explica que, no primeiro ano após a aprovação comercial, a disponibilidade de sementes nos Estados Unidos e Canadá pode chegar a 1,5 milhão de hectares. As informações são da assessoria de imprensa da Monsanto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.