CI

Milho safrinha: condições favoráveis, porém PR permanece em alerta

Clima ameno beneficia milho em MT, MS, GO e MG, enquanto PR enfrenta perdas por estiagem



Chuvas recentes garantem desenvolvimento promissor da safra de milho em diversas regiões do Brasil Chuvas recentes garantem desenvolvimento promissor da safra de milho em diversas regiões do Brasil - Foto: USDA

Em Mato Grosso, o estado que lidera a produção de milho no país, as condições climáticas têm sido favoráveis, com chuvas regulares que promovem um desenvolvimento adequado das lavouras.   Por outro lado, no Paraná, segundo maior produtor, as precipitações recentes ajudaram na recuperação das lavouras que sofreram com uma longa estiagem. No entanto, ainda há relatos de áreas comprometidas, o que pode impactar o rendimento final.  

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura foi concluída com sucesso e as chuvas recentes são vistas como benéficas, apesar de terem causado impactos significativos no sudoeste do estado.  

Em Goiás, apesar da redução nas chuvas, os níveis de umidade do solo se mantêm em patamares satisfatórios, uma situação que sugere uma menor dependência imediata das precipitações.  

Já em Minas Gerais e Tocantins, a semeadura foi finalizada e as condições atuais são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, graças às chuvas recentes que têm beneficiado significativamente essas regiões. Maranhão também apresenta uma situação similar, com lavouras em boas condições após a finalização do plantio.

No Pará, a situação é mais heterogênea. Enquanto em Redenção o plantio foi concluído e as lavouras estão em condições regulares devido às precipitações, em Santarém as chuvas escassas têm atrasado o plantio, um fator que pode retardar o desenvolvimento da cultura nessa região.

Progresso de Safra
Semana de 15 a 21 de abril de 2024.


Fonte: Conab

O plantio foi completamente concluído, com os últimos avanços da semana sendo registrados em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A maioria (43,2%) das lavouras encontra-se no estádio da floração – altamente sensível às condições de temperaturas elevadas e os baixos índices de umidade do ar. Tamém destaque para as lavouras que estão mais adiantadas, com pelo menos 0,2% das áreas monitoradas pela Conab entrando em maturação. Neste caso, o clima mais seco deve contribuir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.