CI

Milho safrinha atinge maturação em boa condição no Paraná

93% da safra apresentam bom desenvolvimento


93% da safra apresentam bom desenvolvimento, enquanto 7% estão em média condição

A safrinha de milho no Paraná promete atingir boa produtividade na temporada 2013/14. De acordo com relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado nesta terça-feira (6), o grão está em estágio avançado de crescimento, sendo que 4% dos 1,9 milhão de hectares dedicados à cultura estão na fase de maturação, 42% na frutificação, 42% na floração e apenas 12% no desenvolvimento vegetativo. Ainda segundo o documento, 93% da safra apresentam bom desenvolvimento, enquanto 7% estão em média condição.


A estimativa da Seab é de que o milho safrinha renda 9,9 milhões de toneladas no estado, 3% menor em relação temporada passada. O rendimento esperado para as lavouras chega a 5,2 mil quilos por hectares, 9% a mais que na safra passada.

O relatório ainda aponta que 37% do trigo, aposta de parte dos produtores paranaenses neste inverno por conta dos preços remuneradores, já estão plantado, sendo que a totalidade é considerado em boas condições, graças às chuvas das últimas semanas. A triticultura irá ocupar 1,3 milhão de hectares no estado, contra 1 milhão na temporada passada. O avanço de área se dá sobre o milho safrinha, principalmente nas regiões Norte e Oeste do Paraná. A última vez que a cultura de inverno registrou área próxima da projeção atual foi em 2008/09 (1,311 milhão de ha).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.