CI

Milho safrinha depende das chuvas de abril

O milho safrinha já foi plantado com atraso neste ano


Foto: Marcel Oliveira

A previsão de tempo seco até meados do mês de abril nas Regiões Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia, é preocupante pois como a umidade do solo já está baixa em muitas dessas localidades, há pouca reserva para suportar dias secos sem prejudicar as lavouras.

O problema é que com o milho safrinha plantado mais tarde neste ano, a dependência das chuvas de abril é grande e este é, em geral, um mês de transição, quando as chuvas ficam mais escassas.  Além disso, a previsão mais estendida (15-21/abr) está bastante semelhante para estes estados, o que, caso não se altere, aumentará a preocupação com o desenvolvimento da safrinha.

Já para o Mato Grosso, as chuvas devem continuar presentes ao longo do mês propiciando boas condições ao desenvolvimento da lavoura. No Tocantins, Piauí, Maranhão as precipitações também melhoram bastante na segunda metade de abril.

*Dados são do relatório agromensal do Itaú.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.