CI

Milho tem maior ganhos entre grãos

Problemas de frete e alguns temores de quebra da primeira safra impulsionaram os preços


O milho foi o produto que teve o melhor desempenho entre os grãos neste mês de fevereiro de 2019, terminando com ganhos expressivos de 6,84%, de acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica. Esses números representam quase 20 vezes mais do que os rendimentos da caderneta de poupança, para se ter uma ideia de comparação em termos de investimento. 

Os rendimentos no mercado futuro de milho na B3 foram ainda maiores: terminaram o mês com ganhos de 7,63%. “Os problemas de frete e alguns temores (não totalmente confirmados pelos órgãos oficiais) de quebra da primeira safra impulsionaram os preços neste mês”, explica Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F. 

“Houve também uma demanda extra de exportação que ajudou a puxar os preços. Mas, com o avanço da colheita em quase todos os estados e com o encerramento da demanda extra de exportação, a tendência dos preços, a partir de agora, é a de sentir o peso dos altos estoques, da maior disponibilidade local e, principalmente, das intenções de um grande aumento (de mais de 20%) na área a ser plantada na Safrinha”, complementa o especialista em mercado.

Para finalizar, o analista da T&F Consultoria Agroeconômica ressalta que, em vista destes fatores, a recomendação é que os vendedores aproveitem os “relativamente bons preços apresentados neste primeiro trimestre do ano, tanto para vender o milho já colhido, como para fazer barter para a próxima temporada, porque os preços do segundo semestre poderão (embora não possamos ter certeza) ser significativamente menores do que os do primeiro semestre de 2019”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.