CI

Milho terá quebras de safra de até 32%

Até final de junho é prevista a colheita de 22% da área plantada, contra 35% do ano passado


Foto: Marcel Oliveira

Praticamente todos os grandes estados produtores de milho brasileiros vão registrar quebras de safra na temporada 2019/2020 em função da estiagem. A falta de chuvas vai prejudicar a cultura do cereal mais plantado no Brasil em diferentes proporções, de acordo com o coordenador do Rally da Safra 2020, André Debastiani, que é consultor da Agroconsult.

“Minas Gerais, São Paulo e Paraná terão quebras acima de 20% ante safra passada; Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí terão queda de 10% a 20% na comparação anual. Os meses de abril e maio foram muito secos e com irregularidade climática grande; só começou a ter regularização de clima em meados de maio”, disse Debastiani durante apresentação online da etapa de milho do evento.

De acordo com dados apresentados, até final de junho já deverá ter sido colhido 22% da área plantada, enquanto no ano passado nessa época o percentual estava em 35%. As projeções dão conta de que apenas metade das lavouras serão colhidas até o final de Julho – sendo que neste mesmo mês de 2019 o índice estava em 80%.

Maior produtor nacional de milho, o Mato Grosso vai sentir a menor quebra: 6%. Por outro lado, as maiores quebras são esperadas para Minas Gerais (32%), seguido por São Paulo (21%) e Paraná (22%). A Agroconsult estima uma produtividade média de 90 sacas por hectare nessa temporada, contra 101 sacas/hectare em 2018/19. A produção está prevista em 71,7 milhões de toneladas, com aumento da área plantada em 5,2% ante o ciclo anterior, para 13,3 milhões de hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.