CI

Milho transgênico combate lagartas até em lavouras vizinhas

A semente Bt é capaz de produzir a bactéria Bacillus thuringiensis, que combate a broca do milho


Um estudo produzido pelo departamento de entomologia da Universidade de Minessota em parceria com a Universidade de Wisconsin revela que uma espécie de milho geneticamente modificado é capaz de combater lagartas até mesmo em lavouras vizinhas. De acordo com a pesquisa, as áreas de milho analisadas tiveram um melhoramento de 62% em sua produção. 

A semente do chamado milho Bt é manipulada em laboratório e projetada para produzir uma bactéria chamada Bacillus thuringiensis. William Hutchison, chefe do departamento de entomologia da Universidade de Minnesota, afirma que a toxina é capaz de matar a broca do milho antes que ela chegue nas outras lavouras. "As brocas costumam cavar túneis nos talos e mastigar as folhas, o que reduz o rendimento das lavouras. Inseticidas não são muito eficazes contra eles. No entanto, quando os insetos picam o milho Bt, eles param de comer em poucos minutos e morrem dentro de um dia ou dois", explica. 

Um relatório publicado pela revista Science afirma que a tecnologia pode gerar uma economia de cerca de 1 bilhão de dólares para os agricultores norte-americanos. Na região centro-oeste dos Estados Unidos, onde o levantamento foi feito, essa espécie modificada de milho já gerou um benefício de 6,9 bilhões de dólares nos últimos 14 anos, em cinco diferentes estados da região. "Sabíamos que havia um benefício, mas não percebíamos que seria tão alto", destaca Hutchison. 

Segundo os pesquisadores, a economia da produção de milho pode vir de dois fatores complementares: O primeiro é a diminuição no uso de defensivos agrícolas para tentar matar a lagarta, já que a própria planta já faz esse trabalho. O segundo é na intercalação do milho comum com o milho Bt, já que este último protege também a lavoura de milho que estão próximas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.