CI

Milho transgênico neutraliza efeitos do clima

O estudo analisou os rendimentos de milho de 1981 a 2015


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, mostrou que as variedades de milho transgênicas excederam as questões emergentes da mudança climática mais facilmente do que as variedades convencionais. De acordo com Jesse Tack, um dos responsáveis pela pesquisa, ainda há trabalho a ser feito para entender os possíveis efeitos com outras culturas de interesse agrícola e em países onde os agricultores podem cultivar culturas transgênicas. 

"É importante quando você tem uma cultura que é altamente produzida nos Estados Unidos e foi produzida por um longo tempo (...) Isso nos dá um conjunto suficientemente grande para nós para fazer estimativas (...) de dados e se é uma cultura que importante do ponto de vista global, vale a pena estudar”, comenta. 

O estudo mostra que depois de 20 anos de adaptação de produção de milho transgénico, ele se adaptou às mudanças em quase 70%. O documento também indica que tecnologias como a engenharia genética aplicada ao melhoramento genético das culturas pode ajudar a aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar. 

Além disso, ele observou que o estudo analisou os rendimentos de milho de 1981 a 2015 em oito estados e 500 municípios. Em seguida, observando as condições climáticas para os mesmos anos, os pesquisadores construíram linhas de tendência que lhes deram uma ideia melhor de como as condições climáticas afetaram os rendimentos antes e depois da adoção do milho transgênico. 

Nesse cenário, essa descoberta pode ser tornar uma alternativa muito eficaz para o desenvolvimento de variedades das culturas mais importantes do mundo que resistam às mudanças do clima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.