CI

Minas Gerais mobiliza-se para imunizar 100% do rebanho

2010, o índice de cobertura vacinal chegou próximo dos 97,5%


A primeira etapa do calendário nacional de vacinação em Minas Gerais, que prevê a imunização de todos os 22,6 milhões de animais do de bovinos e búfalos, segue até o dia 31 de maio.

A meta do estado é proteger 100% do plantel, espalhado por mais de 430 mil propriedades. Em 2010, o índice de cobertura vacinal chegou próximo dos 97,5%.

Segundo o fiscal federal agropecuário do Serviço de Saúde Animal (SSA/MG), José de Oliveira Mascarenhas Júnior, não existe nenhuma região que represente maior risco de contaminação no estado.

“Não temos áreas mais suscetíveis e, sim, propriedades que exigem maiores cuidados. Essas fazendas são previamente identificadas e têm a vacinação assistida ou fiscalizada”, ressalta.

O estado realizará atividades de educação sanitária no dirigidas principalmente a crianças em fase escolar, como o Projeto Sanitarista Mirim. Também serão promovidas ações de divulgação das etapas de vacinação pelos meios de comunicação.

A iniciativa, executada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), disponibiliza informações sanitárias agropecuárias para os alunos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais. O objetivo é estimular novos comportamentos a longo prazo, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal e ambiental.


Os produtores têm um prazo de dez dias após o término da etapa para comprovar a aplicação da vacina. O documento pode ser entregue em uma das 176 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 718 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) de Minas Gerais. A segunda etapa da campanha – prevista para começar no dia 1º de novembro – vacinará apenas os animais com menos de 24 meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.