CI

Minas Pecuária ajuda produtores de leite no Sul de Minas a melhorar o desempenho de suas propriedades

O Minas Pecuária visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural


O Minas Pecuária visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural

Fazer uma gestão correta da propriedade e aumentar a produção leiteira não são tarefas fáceis. Mas é o que produtores do município de Campestre, região Sul de Minas, estão conseguindo com o auxílio da Emater-MG e a participação no programa estadual Minas Pecuária.

Gaspar Pereira é um dos pecuaristas do município que participam do programa. A propriedade dele foi transformada em uma unidade demonstrativa, que serve de referência para outros produtores.

Antes de participar do Minas Pecuária, o rebanho de cinco vacas do produtor produzia 40 litros de leite por dia. Após um ano seguindo as orientações do programa e dos técnicos da Emater-MG, a produção dobrou.

Para conseguir esse resultado, Pereira teve de mudar o manejo do gado e da pastagem. Uma das mudanças foi a adoção do pastejo rotacionado. Nesse sistema o pasto é dividido em piquetes (pequenas áreas). Dessa forma, é promovida uma rotatividade na hora do gado se alimentar. Isso é importante para que o capim fique sempre no ponto ideal de consumo e para não comprometer a rebrota.

Gaspar também passou a fazer a adubação do pasto com ureia e trocou a braquiária por capim-mombaça. “Dessa maneira, o pasto melhorou, ficou mais rico em nutrientes, enriquecendo a alimentação do gado. O rebanho também aproveita melhor o pasto”, afirma Pereira. O pecuarista também substituiu a ordenha manual pela mecânica. Além disso, ele redobrou a atenção com a higienização da ordenha para evitar contaminações.

Outra mudança implantada pelo produtor foi na gestão da propriedade. “Antes, eu não fazia anotações sobre os gastos da atividade”, diz. Com as orientações da Emater-MG, isso mudou. O pecuarista passou a anotar tudo referente à produção. “Agora eu faço um controle mais preciso. Isso facilita a gestão da propriedade”, conta.

Essa mudança na gestão da propriedade contribuiu para que o produtor aumentasse o seu rebanho. Hoje são 15 vacas, produzindo diariamente 180 litros de leite.

Além da propriedade do Gaspar Pereira, foram implantadas em Campestre outras duas unidades demonstrativas. Nessas propriedades também houve melhora no desempenho do rebanho.

“Essas unidades são importantes, pois servem de modelo para outros produtores, que vêm aqui buscar informações para implementá-las em suas propriedades”, diz o extensionista da Emater-MG em Campestre, Cleverson Menegucci.

Ele ressalta que essa troca de experiências é importante para a melhoria da cadeia produtiva da pecuária leiteira do município. “Melhorando a gestão e o manejo do rebanho, o pecuarista consegue produzir um leite de mais qualidade e com um custo menor”, afirma.

Minas Pecuária

O Minas Pecuária visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural, estabelecendo sistemas de produção sustentáveis e proporcionando aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão do sistema de produção. O programa estadual Minas Pecuária é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), executado pela Emater-MG, Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, e conta com a parceria de outras instituições.

O programa está alicerçado seguintes diretrizes: assistência técnica e extensão rural, pesquisa e inovação tecnológica, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios.

Cada diretriz possui objetivos estratégicos e ações prioritárias que buscam atender as necessidades dos produtores rurais para que estabeleçam um sistema de produção eficiente do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. De acordo com a Seapa, foram implantadas no estado cerca de 370 unidades demonstrativas do Minas Pecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.