CI

Mineiros (GO) abre rodada de Seminários de comercialização grãos

Para Dejneka, 2012 será um ano de atenção


Mais de 100 produtores de grãos do município de Mineiros (GO) acompanharam, na noite dessa terça-feira (17), no tatersal do parque de exposições da cidade, a abertura do Seminário Regional de Comercialização e Mercado Agrícola 2012. O evento, realizado pelo Sistema Faeg/Senar e Sindicato Rural de Mineiros, levou ao município o consultor de mercado e presidente da PHDerivados, empresa de consultoria de Chicago, Pedro Dejneka, que falou sobre as perspectivas de comercialização da safra 2011/12. Os produtores goianos estão se preparando para a colheita da safra nas principais regiões produtoras do estado e os seminários irão passar por mais seis municípios, até o início da primeira quinzena de fevereiro, pico da colheita.
 
Para Dejneka, 2012 será um ano de atenção. Ele explicou aos presentes que a crise na Europa é preocupante, pois o Brasil não está resguardado de seus efeitos. “Os europeus são consumidores de produtos agrícolas brasileiros, se a crise se agravar ainda mais por lá, perderemos escala em consumo e isso afetará diretamente os preços de nossas commodities. O Brasil não está isolado”, alertou durante a palestra. Ainda sob o rescaldo da divulgação do último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na semana passada, que indicava um mercado de grãos baixista no país norte-americano, Dejneka garante que, para o Brasil, ainda não há tendência de queda.

Porém, orientou, é preciso que o produtor fique atento às evoluções do mercado, que muda rapidamente ao gosto dos acontecimentos econômicos mundiais. “Tente travar o preço de seu produto. Se o mercado está bom, analise se seus custos já foram cobertos e qual seu desempenho financeiro para saber em qual margem de operação trabalhar. Mas trave preço antes que a grande oferta da colheita chegue ao mercado”, recomendou o consultor. Ele também chamou a atenção dos produtores para a importância da China no mercado mundial de commodities. Destacou que o país asiático já possui grandes investimentos em energia e agricultura no Brasil e que está atento ao desempenho agropecuário nacional.
 
Precaução
 
As orientações do consultor de Chicago vão na linha das perspectivas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para o ano que se inicia. Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, voltou a reiterar que 2012 será um ano de prudência e de muitos desafios, não só em termos econômicos, mas também político-sociais.
 
Relembrou que a discussão sobre a atualização da legislação ambiental brasileira ainda não está terminada e que, este ano, o texto aprovado no Senado, volta para a apreciação da Câmara Federal. Falou ainda sobre os pleitos municipais deste ano e anunciou o lançamento do projeto “O que esperamos do próximo prefeito” que será realizado em parceria com os Sindicatos Rurais em todos os 246 municípios.
 
O presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Alberto de Oliveira Carvalho, reiterou a relevância das discussões travadas durante o evento e o momento oportuno em que chegaram ao produtor. “Estamos nos preparando para colher a safra de verão e a plantar safrinha. Não há momento melhor para discutirmos mercado e esclarecermos o cenário que nos espera em 1012”, disse em seu discurso como anfitrião.
Nesta quinta-feira (19) será a vez do município de Jataí (GO) sediar o segundo seminário da rodada 2012. O evento está agendado para as 18h30, no tartersal do parque agropecuário da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Sindicato Rural ou a partir das 18 horas do dia 19, na secretaria do evento, no tatersal.
 
Agenda

Locais                Data           Palestrante            Local
Jataí               19/01/2012      Pedro Dejneka        Tattersal
Rio Verde      24/01/2012      Pedro Dejneka         Salão Verde
Goiatuba        26/01/2012      Pedro Dejneka         Sede Sindicato
Cristalina        31/01/2012      Fernando Muraro     AABB
Silvânia          02/02/2012      Fernando Muraro     AABB

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.