Mineiros (GO) abre rodada de Seminários de comercialização grãos
CI
Agronegócio

Mineiros (GO) abre rodada de Seminários de comercialização grãos

Para Dejneka, 2012 será um ano de atenção
Por:
Mais de 100 produtores de grãos do município de Mineiros (GO) acompanharam, na noite dessa terça-feira (17), no tatersal do parque de exposições da cidade, a abertura do Seminário Regional de Comercialização e Mercado Agrícola 2012. O evento, realizado pelo Sistema Faeg/Senar e Sindicato Rural de Mineiros, levou ao município o consultor de mercado e presidente da PHDerivados, empresa de consultoria de Chicago, Pedro Dejneka, que falou sobre as perspectivas de comercialização da safra 2011/12. Os produtores goianos estão se preparando para a colheita da safra nas principais regiões produtoras do estado e os seminários irão passar por mais seis municípios, até o início da primeira quinzena de fevereiro, pico da colheita.
 
Para Dejneka, 2012 será um ano de atenção. Ele explicou aos presentes que a crise na Europa é preocupante, pois o Brasil não está resguardado de seus efeitos. “Os europeus são consumidores de produtos agrícolas brasileiros, se a crise se agravar ainda mais por lá, perderemos escala em consumo e isso afetará diretamente os preços de nossas commodities. O Brasil não está isolado”, alertou durante a palestra. Ainda sob o rescaldo da divulgação do último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na semana passada, que indicava um mercado de grãos baixista no país norte-americano, Dejneka garante que, para o Brasil, ainda não há tendência de queda.

Porém, orientou, é preciso que o produtor fique atento às evoluções do mercado, que muda rapidamente ao gosto dos acontecimentos econômicos mundiais. “Tente travar o preço de seu produto. Se o mercado está bom, analise se seus custos já foram cobertos e qual seu desempenho financeiro para saber em qual margem de operação trabalhar. Mas trave preço antes que a grande oferta da colheita chegue ao mercado”, recomendou o consultor. Ele também chamou a atenção dos produtores para a importância da China no mercado mundial de commodities. Destacou que o país asiático já possui grandes investimentos em energia e agricultura no Brasil e que está atento ao desempenho agropecuário nacional.
 
Precaução
 
As orientações do consultor de Chicago vão na linha das perspectivas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para o ano que se inicia. Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, voltou a reiterar que 2012 será um ano de prudência e de muitos desafios, não só em termos econômicos, mas também político-sociais.
 
Relembrou que a discussão sobre a atualização da legislação ambiental brasileira ainda não está terminada e que, este ano, o texto aprovado no Senado, volta para a apreciação da Câmara Federal. Falou ainda sobre os pleitos municipais deste ano e anunciou o lançamento do projeto “O que esperamos do próximo prefeito” que será realizado em parceria com os Sindicatos Rurais em todos os 246 municípios.
 
O presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Alberto de Oliveira Carvalho, reiterou a relevância das discussões travadas durante o evento e o momento oportuno em que chegaram ao produtor. “Estamos nos preparando para colher a safra de verão e a plantar safrinha. Não há momento melhor para discutirmos mercado e esclarecermos o cenário que nos espera em 1012”, disse em seu discurso como anfitrião.
Nesta quinta-feira (19) será a vez do município de Jataí (GO) sediar o segundo seminário da rodada 2012. O evento está agendado para as 18h30, no tartersal do parque agropecuário da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Sindicato Rural ou a partir das 18 horas do dia 19, na secretaria do evento, no tatersal.
 
Agenda

Locais                Data           Palestrante            Local
Jataí               19/01/2012      Pedro Dejneka        Tattersal
Rio Verde      24/01/2012      Pedro Dejneka         Salão Verde
Goiatuba        26/01/2012      Pedro Dejneka         Sede Sindicato
Cristalina        31/01/2012      Fernando Muraro     AABB
Silvânia          02/02/2012      Fernando Muraro     AABB


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.