CI

Mini hortaliças ganham espaço no mercado

Produtores de Holambra, em São Paulo, estão satisfeitos com a aceitação do consumidor


Aos poucos elas ganham espaço no mercado. São as mini hortaliças, que se destacam pela delicadeza e sabor encorpado. Produtores de Holambra, em São Paulo, estão satisfeitos com a aceitação do consumidor.

Pronto para o consumo, o pepino não ultrapassa cinco centímetros. A alface parece até uma flor. Nas estufas, em plena produção, o tomate maduro lembra um cacho de uvas. São as mini hortaliças, que ganham a cada dia mais espaço no mercado.

Marcelo Fono, produtor de Holambra, começou a investir nas variedades em 2007. Em três anos cresceu 1.000%. “Tudo aquilo que estamos produzindo, estamos conseguindo vender”, contou o agricultor.

Para ser considerada uma mini hortaliça existem duas alternativas de produção. A primeira é a variedade. No caso do tomate, por exemplo, ele é modificado geneticamente e o fruto não passa de quatro centímetros. Já com o agrião, a estratégia é a colheita precoce. As folhas vão para o mercado duas semanas antes do tradicional.

No caso da colheita antecipada, as hortaliças ganham o apelido de “baby”, que significa bebê. “Elas são colhidas antes da hora, é uma restrição de crescimento. Comparativamente a uma planta tradicional, elas não desenvolvem o ciclo de crescimento até o final”, explicou Luiz Felipe Villani, agrônomo do IAC.

No campo, a produção não exige cuidados especiais. Stefan Adrian investiu nas estufas. “Para garantir que o produto não tenha resíduos de agrotóxicos, a gente pulveriza muito menos porque as estufas são fechadas. Conseguimos garantir também que praticamente não tenha insetos dentro do tomate” disse o agricultor.

Para agregar ainda mais valor, antes de sair da fazenda, os produtos passam por um processo de limpeza e embalagem. Com isso, as miniaturas são vendidas 30% mais caras do que as comuns.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.