CI

Ministério confirma estado de emergência em Guaíra (PR)

Estado de emergência se deveu à seca que castigou a região desde o início do ano


O Ministério da Integração Nacional acaba de confirmar, nessa sexta-feira (24-11), que reconheceu oficialmente o estado de emergência no município de Guaíra, no Oeste do Paraná, em virtude da seca prolongada que castigou a região no início deste ano.

A portaria ministerial é de 7 de novembro, informa a assessoria do Ministério.

Renegociação

A medida facilita a renegociação de dívidas dos agricultores da região poderão com o governo federal. De acordo com a secretaria de Agricultura de Guaíra, o estado de emergência reconhecido pelo governo federal dá aos sojicultores condições privilegiadas para custeio de safra.

O Banco do Brasil já havia concedido um prolongamento da dívida dos agricultores da região, informou a secretaria do município.

Guaíra foi assolada por forte estiagem no início do ano. Em março, a prefeitura declarou o estado de emergência, agora reconhecido pelo governo federal.

Com o reconhecimento federal do estado de emergência, também fica facilitado o acesso aos recursos do Proagro, o Programa Nacional de Garantia da Atividade Agropecuária, para agricultores que haviam contratado o seguro rural.

Prejuízos

Este é o segundo ano que a região sofre com a seca. Agricultores acumulam prejuízos nas safras de soja.

De acordo com a prefeitura de Guaíra, a queda na produção de soja está estimada em 55%, o que representa cerca de R$ 21 milhões de prejuízo para a economia local. Mais de mil famílias que vivem da agricultura foram atingidas.

Nessa sexta-feira (24-11), houve reunião na cidade do Conselho de Desenvolvimento Rural da região. A comunidade conta com apoio da prefeitura e secretaria de agricultura, que orientam os sojicultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.