CI

Ministério cria comitê para sanidade de equídeos

Grupo, que inclui cientistas, vai ajudar em políticas públicas de combate a doenças


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Comitê Consultivo do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (cavalos, burros e jumentos). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8). O Brasil tem cerca de 8 milhões de equídeos.

O comitê foi criado para colaborar na definição de políticas sanitárias para prevenção, controle e erradicação de doenças. O grupo é formado por integrantes do ministério, como fiscais federais e o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, além de representantes de instituições científicas, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto Biológico de São Paulo e a Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos.

O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) tem o objetivo de combater doenças, através da fiscalização, controle de trânsito dos animais, estudos epidemiológicos, educação sanitária e intervenção imediata em caso de suspeita ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.