CI

Ministério da Agricultura divulga novo zoneamento climático

Em Minas Gerais, foram aprovadas as indicações de plantio para café


O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (05-07) portarias de zoneamento agrícola de risco climático para vários produtos em diversos estados. Em Minas Gerais, foram aprovadas as indicações de plantio para café. Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Piauí e Tocantins, para arroz de sequeiro. Produtores de Tocantins e Bahia já podem seguir as recomendações para o plantio do feijão (1ª safra).

Para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina as portarias trazem orientações técnicas para o cultivo de pêssego. Quem cultiva girassol no Paraná e no Rio Grande do Sul também já pode seguir as regras do zoneamento agroclimático. Todas as indicações aprovadas são válidas para a safra 2007/08.

O produtor que pretende obter créditos ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou se enquadrar nas operações do Programa de Garantia da Atividade Agrícola (Proagro) deve obedecer às indicações técnicas estabelecidas no zoneamento. O alerta é da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O conselho reconheceu o zoneamento como instrumento eficiente de gestão de risco rural.

O zoneamento agrícola é um instrumento do Mapa que identifica, em cada município, a melhor época de plantio das culturas, por meio de análise de séries climáticas históricas de, no mínimo, 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água. O objetivo dessa ação é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

As portarias que, periodicamente, divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por estado, conforme dados encaminhados por seus fornecedores à Coordenação Geral de Zoneamento Agropecuário da SPA. Para indicação de cultivares no zoneamento é necessário que as mesmas tenham o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.