CI

Ministério da Agricultura do MA e Aged discutem combate à aftosa

A primeira etapa da vacinação inicia no domingo (1º) e vai até dia 31


Até esta sexta-feira (29), a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), recebe representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para alinhar os procedimentos e medidas a serem cumpridas para que o Maranhão avance, juntamente com outros seis estados nordestinos, para a classificação sanitária de livre da febre aftosa com vacinação.


O objetivo é levantar as metas já realizadas e firmar Termo de Compromisso para garantir que o Maranhão cumprirá todas as exigências do Mapa e da Organização Internacional de Episotias (OIE).

O alinhamento acontece em reuniões da direção da Aged com a equipe designada pelo Departamento de Defesa Animal do Mapa, formada pelo fiscal federal Mozar Conteiro Targueta (Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo) e o médico veterinário Leandro José Bezerra dos Santos (Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia). Pelo Maranhão participam os diretores da Aged, Fernando Lima (Geral), Margarida de Sá (Defesa e Inspeção Animal), além de coordenadores, chefes e supervisores de regionais e chefes de Unidade Veterinária Local.

As reuniões de alinhamento e estabelecimento de compromissos vão acontecer, também, nos demais estados que integram o atual quadro de defesa do Circuito Pecuário do Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Na sexta-feira (29) será realizada uma teleconferência com os participantes da auditoria e as autoridades do Mapa/DF, do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A transmissão será feita a partir da sede do ministério, em Brasília, onde os demais estados que fazem parte do Circuito Pecuário do Nordeste compartilharão temas como estrutura, atenção veterinária, vigilância e resultados de campanhas de vacinação.

"Estamos fazendo uma supervisão orientativa para que as adequações proporcionem resultados positivos frente a uma futura auditoria do Mapa e, consequentemente, à possibilidade de mudança de status sanitário", esclareceu Mozar, representante do Mapa. "O Ministério da Agricultura trabalha para que o restante do Brasil receba o reconhecimento internacional da OIE como zona livre de febre aftosa com vacinação".

Prioridade
"A erradicação da febre aftosa no estado é uma prioridade para o Governo e estamos empenhados em resolver todas as pendências para que o Maranhão seja um estado modelo. Afinal, temos um rebanho com 7,2 milhões de cabeças”, disse o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que participará da reunião nesta quinta-feira (28) com os representantes do Mapa.


"Essa iniciativa é positiva porque compromete oficialmente os estados com a missão de erradicar em definitivo a febre aftosa da região, e estabelece padrões de procedimentos para o combate da doença no país", declarou o Diretor-Geral da Aged, Fernando Lima.

"Essa iniciativa é positiva porque há uma transparência e compartilhamento da situação em que se encontram as atividades em cada estado, fazendo com que acreditemos que os compromissos e sucesso da meta de erradicação da febre aftosa nesse circuito realmente ocorram até 2012.É positivo também porque os estados se comprometem oficialmente com as metas", declarou Fernando Lima.

A diretora de Defesa e Inspeção Animal, Margarida de Sá Prazeres, informa que estão sendo discutidas orientações necessárias para um desempenho em nível de excelência no combate da febre aftosa e avanço do status sanitário para livre com vacinação.

Vacinação

A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa terá início no domingo (1º) e vai até o dia 31 de maio. Devem vacinar seus rebanhos todos os criadores de bovinos e bubalinos, não importando o número de cabeças.

A primeira etapa da campanha será lançada oficialmente na próxima terça-feira (3), a partir das 9h30, pela governadora Roseana Sarney e o Secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, no Parque Independência, em São Luís.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.