Sanidade

Ministério da Agricultura faz controle preventivo de gripe aviária em Fernando de Noronha

A ação se estende à Ilha de Itamaracá e a municípios vizinhos e coincide com o período de chegada de aves migratórias
Por:
19 acessos

Uma equipe de auditores fiscais federais agropecuários realizou, nesta semana, pela primeira vez em Fernando de Noronha, o controle e monitoramento de criações de aves, com o objetivo de prevenir a ocorrência de surtos de influenza aviária. A iniciativa coincide com o período em que aves migratórias chegam ao arquipélago como parada em suas rotas. A mesma ação foi realizada na Ilha de Itamaracá, próxima ao continente, e em municípios vizinhos.

A auditora agropecuária Vânia Assis, que chefia a operação em Fernando de Noronha, explica que essa etapa do trabalho inclui o levantamento da criação de aves para subsistência, já que no arquipélago não há produção em escala comercial. Na segunda etapa, que acontecerá nos próximos dias, serão coletas amostras de sangue, que serão analisadas pela unidade do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) em Campinas (SP). As amostras colhidas em Itamaracá estão em análise e a expectativa é de que os resultados sejam negativos, sem riscos de contaminação.

“O controle de doenças como influenza aviária é fundamental para o Brasil, pois o surgimento de um caso, em qualquer lugar do país, fecharia as nossas fronteiras para a exportação de frango e seus derivados”, explica Carlos Ramalho, superintendente federal de Agricultura em Pernambuco.

A Anvisa Pernambuco e Adagro (A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco) também participam da ação, como parceiros locais do Ministério da Agricultura. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink