Ministério da Agricultura faz mais um leilão de arroz e milho

Agronegócio

Ministério da Agricultura faz mais um leilão de arroz e milho

Operação programada para esta quarta-feira, vai escoar mais de 411,8 mil ton
Por: -Inez De Podestà e Sophia Gebrim
1841 acessos

Operação programada para esta quarta-feira, 26 de janeiro, vai escoar mais de 411,8 mil toneladas de grãos

Para assegurar o abastecimento de arroz e milho no mercado interno e garantir preços mínimos aos produtores rurais, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, realiza mais um leilão nesta quarta-feira, 26 de janeiro. O leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de arroz oferecerá recursos para escoamento de 57,5 mil toneladas do produto dos estados do Rio Grande do Sul (50 mil toneladas) e Santa Catarina (7,5 mil toneladas), no valor de R$ 4,82 a saca de 50 kg.

A Conab também realizará leilão de venda direta de milho na mesma data com oferta de 354,3 mil toneladas. Conforme os avisos divulgados, os grãos são provenientes dos estados de Goiás (29,9 mil toneladas), Minas Gerais (43,8 mil toneladas), Tocantins (20,2 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (22,4 mil toneladas), Mato Grosso (181 mil toneladas), Paraná (40,7 mil toneladas) e São Paulo (16,3 mil toneladas). As sacas são de 60 kg e, como se trata de venda direta, a Companhia irá divulgar os preços durante o leilão, de acordo com a demanda.

Desde o início da safra 2010/2011 de arroz, este é o 5º leilão de PEP de arroz que a companhia realiza. Já a operação de venda direta de milho é a 8ª desde o começo da safra 2010/2011 do grão. Consumidores e produtores são beneficiados com essas operações, já que ambas auxiliam na regulação dos preços e no abastecimento do mercado.

Saiba mais

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) - É o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e faz o transporte para determinada região com necessidade de abastecimento.

Venda direta do estoque público - É realizada por meio de leilões para regular o abastecimento e o preço dos produtos agrícolas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink