CI

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de caju

Produtores nordestinos podem buscar orientações para cultivo da fruta


Orientações para o plantio de caju nos nove estados da região Nordeste estão disponíveis no Zoneamento de Risco Climático publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 11 de fevereiro. O estudo do Ministério da Agricultura indica os municípios aptos ao plantio da fruta, tipos de solo, condições climáticas e períodos mais apropriados para as lavouras, e as variedades adequadas para cada estado.

A cultura do cajueiro (Anacardium occidentale L.) vem assumindo papel relevante na economia nordestina, em decorrência do aumento da demanda pela castanha. O desenvolvimento dessa planta tropical está bem adaptado às condições do litoral nordestino. As temperaturas favoráveis oscilam de 22ºC e 32ºC. A cultura necessita de luminosidade, precipitação acima de 1.200 mm/ano, com três a quatro meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros. É uma planta de alta rusticidade, porém não prospera em solos rasos e muito argilosos, desenvolvendo-se bem em terras profundas, férteis e arenoargilosas.

Acesse mais informações sobre o zoneamento do caju no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará, nas Portarias Nº 35 a 43.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.