CI

Ministério da Agricultura promove seminário sobre papel do agronegócio para a economia


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu, na manhã de hoje, o I Seminário sobre Mercados Futuros de Commodities Agropecuárias, Juros e Câmbio, para os jornalistas que cobrem o setor. Na abertura, o ministro Roberto Rodrigues afirmou que são dois os objetivos do encontro: nivelar conhecimentos e informações sobre o papel e a importância da agricultura e do agronegócio para a economia brasileira e dar transparência sobre o funcionamento do setor.

“É fundamental que a sociedade esteja informada sobre essas questões. Ela se preocupa sempre com a agricultura como uma atividade produtora de alimentos, quando a atividade é muito mais abrangente”, destacou o ministro, completando que o setor é o único com saldo comercial positivo e responsável por 41% das exportações.

Segundo Roberto Rodrigues, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma clara função na melhoria na distribuição de renda, do ajuste social, da equidade e da justiça nos termos mais amplos. “E, aparentemente, essas questões poderiam se chocar com a idéia de mercado. Então, para compatibilizar mercado com justiça social e distribuição de renda seria via informação transparente para todos os agentes do mercado, todo mundo, desde o produtor ao consumidor”, explicou. Rodrigues destacou também a necessidade de todos estarem rigorosamente e igualmente informados sobre os instrumentos de mercado.

Além dos jornalistas, também participaram do seminário técnicos do Ministério e de órgãos vinculados, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante o encontro, que termina no final da manhã, serão realizadas quatro palestras: Mercados a Termo e Futuros – Ajustes diários; Contratos Agropecuários; Contratos de Câmbio e Swaps – Interação com contratos agropecuários e; Instrumentos de clearing e financiamento da atividade agropecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.