Ministério promove reunião internacional sobre pecuária

Agronegócio

Ministério promove reunião internacional sobre pecuária

Programa que estimula atividade sustentável e rentável será um dos temas do encontro
Por:
1604 acessos
Programa ABC, uma das principais iniciativas do Ministério da Agricultura para estimular a atividade com sustentabilidade e rentabilidade para o produtor, será um dos temas do encontro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, de 17 a 20 de maio, a 1ª Reunião Global sobre Pecuária Sustentável. O evento será realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, em parceria com o Ministério Holandês de Assuntos Econômicos, Inovação e da Agricultura e a Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A CNA e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) apoiam a iniciativa.


O objetivo do encontro é elaborar uma agenda global com orientações e recomendações para tornar a cadeia da pecuária mais sustentável no mundo. O documento pretende racionalizar a utilização dos recursos naturais, por meio da adoção de boas práticas, tanto pelo setor público quanto pelo privado. A proposta surgiu durante a reunião do Comitê de Agricultura (COAG), realizada em 2010. O grupo de discussão é formado por Brasil, Etiópia, Índia, Nova Zelândia, Países Baixos, China e Estados Unidos.

“O evento é uma ótima oportunidade para mostrarmos ao mundo que fazemos uma pecuária sustentável, capaz de compatibilizar produção de carne e leite com preservação do meio ambiente. Temos a maior cobertura vegetal nativa do mundo e produzimos de forma racional, com uma agenda de bem-estar animal fortemente inserida no processo produtivo e aliada à responsabilidade ambiental”, afirma o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho de Oliveira.


A programação prevê palestras técnicas com representantes da FAO, do Banco Mundial e da Embrapa, entre outras instituições. Serão debatidos temas como mudanças climáticas, pecuária e uso da terra e prioridades temáticas regionais. O coordenador de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos do Ministério da Agricultura, Elvison Nunes Ramos, apresentará as políticas públicas no Brasil para o desenvolvimento da pecuária sustentável e, principalmente, as medidas previstas pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para o setor.

Saiba mais

O Programa ABC promove a difusão de seis práticas agrícolas sustentáveis para serem adotadas pelos agricultores nos próximos anos. O objetivo principal é reduzir a emissão de carbono e de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento da terra e aceleram as mudanças climáticas.


A iniciativa prevê investimentos de R$ 2 bilhões na adoção de ações como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastos degradados e o plantio direto na palha. Esses procedimentos influenciam diretamente a pecuária, pois transformam terras desgastadas em áreas produtivas para a criação de gado, permitem a conservação da água e oferecem sombreamento para os animais.

O Ministério da Agricultura pretende recuperar, em dez anos, 15 milhões de hectares, além de aumentar a utilização do sistema ILPF em quatro milhões de ha. A previsão é que com o uso da técnica o volume de toneladas de dióxido de carbono (CO2) diminua entre 18 e 22 milhões no período.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink