CI

Ministério vai incentivar produção interna de trigo

O Mapa irá coordenar os trabalhos para avaliar a viabilidade da criação de um novo pólo de produção de trigo na região central do país


O Ministério da Agricultura (Mapa) irá coordenar os trabalhos para avaliar a viabilidade da criação de um novo pólo de produção de trigo na região central do país. A proposta apresentada na última semana pelo representante do Programa para o Desenvolvimento da Triticultura Estadual de Minas Gerais (Comtrigo), Lindomar Antonio Lopes, já foi aprovada pelo governo federal. “O Mapa vai assumir a proposta e começar os trabalhos imediatamente. Vamos iniciar um diagnóstico que vai nos mostrar os pontos de estrangulamento de cada região”, disse Lopes. Fazem parte do programa Bahia, distrito Federal, goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Esse último mantém há três anos um programa de incentivo à produção de trigo que já mostra resultados. Nessa safra o estado deve aumentar em 50% a produção, colhendo cerca de 120 mil toneladas.


Além da vantagem logística por estar perto dos grandes centros consumidores, lopes aponta a produtividade como um ponto a favor do pólo que será criado. “Temos variedades próprias para o cerrado, duas estações bem definidas e com 90% do trigo irrigado conseguimos uma produtividade 100% superior à da Região Sul”, afirma.


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.