Ministra anuncia primeiro zoneamento de risco climático para Roraima
CI
Agronegócio

Ministra anuncia primeiro zoneamento de risco climático para Roraima

Estudo destinado para soja e milho será publicado nas próximas semanas
Por:

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a liberação do primeiro zoneamento de risco climático do estado de Roraima, em reunião com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O estudo, que compreende as culturas de soja e milho, ajudará os produtores a planejar suas safras.

O zoneamento tem o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica pode ser adotada por produtores rurais e agentes financeiros, por exemplo.

A ministra afirmou que, com o zoneamento, as plantações de soja e milho no estado estarão menos suscetíveis a riscos. Por isso os produtores serão capazes de negociar taxas de juros menores ao contratarem crédito e seguro rural, disse durante reunião com o senador, nesta quarta-feira (24.02).

“Os produtores poderão tomar seus recursos tranquilamente sem os impedimentos que as instituições financeiras impõem a estados que não têm o zoneamento. Com risco alto, o juro é mais caro”, afirmou a ministra, que acrescentou que o senador Jucá vem dedicando atenção especial sobre o assunto junto ao Mapa.

O estudo do zoneamento de Roraima foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Mapa e deverá ser publicado no Diário Oficial da União nas próximas semanas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.