CI

Ministra cumpre agenda em Roma

Ainda em Roma, a ministra manterá encontros bilaterais com autoridades relevantes presentes à Conferência da FAO


A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa no próximo sábado (22) da 41ª Conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), em Roma (Itália). No sábado haverá apresentação dos candidatos ao cargo de diretor-geral da FAO. No dia seguinte (domingo) Teresa Cristina participa da votação que elegerá o novo dirigente máximo da Organização.

O governo brasileiro apoia a candidatura de Qu Dongyu, vice-ministro da Agricultura e dos Assuntos Agrários da República Popular da China, ao cargo de diretor-geral da FAO. Em sua recente missão à Ásia, a ministra anunciou o apoio do governo brasileiro ao candidato chinês durante encontros bilaterais com o ministro da Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China, Ni Yuefeng, e com o ministro da Agricultura e dos Assuntos Agrários da República Popular da China, Han Changfu, em maio deste ano. 

Qu Dongyu é PhD em Ciências Agrícolas e do Meio Ambiente. Possui mais de trinta anos de experiência em planejamento, formulação de políticas, cooperação internacional e gerenciamento, e exerce o cargo de vice-ministro da agricultura da China desde junho de 2015. Visitou o Brasil, em março passado, quando manteve reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O próximo diretor-geral da FAO substituirá o brasileiro José Graziano da Silva, cujo segundo mandato à frente da Organização expira em 31 de julho de 2019.

Ainda em Roma, a ministra manterá encontros bilaterais com autoridades relevantes presentes à Conferência da FAO.

Na segunda-feira (24), Tereza Cristina fará um breve discurso no plenário da Organização sobre a agricultura brasileira, referência em sustentabilidade e fundamental para a segurança alimentar global. Nesse mesmo dia, ela parte para Bruxelas, onde, no dia 25 (terça-feira) e 26 (quarta-feira), manterá reuniões de trabalho com altos funcionários da Comissão Europeia.

Nos dias 27 e 28, Tereza Cristina participa da reunião ministerial para o Acordo Mercosul-União Europeia.

Participará da comitiva, chefiada pela ministra Tereza Cristina, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, e a diretora de Comércio e Negociações Comerciais, Ana Lúcia Oliveira Gomes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.