Ministra da Agricultura lança tecnologias da Embrapa no Show Rural

Show Rural

Ministra da Agricultura lança tecnologias da Embrapa no Show Rural

Solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa no Show Rural será neste dia 8 de fevereiro com a presença da ministra da Agricultura
Por:
168 acessos

A solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa no Show Rural, em Cascavel (PR), será neste dia 8 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias. Serão lançadas duas tecnologias: o Fast-K, método de avaliação nutricional para soja, e a cultivar de feijão BRS FP403.

Fast-K - método de avaliação de potássio para a cultura da soja

O potássio (K) é o segundo nutriente mais exigido pela cultura da soja. Em média, a planta exporta 20 kg/ha de K2O para cada tonelada de grãos produzidos. Quando os produtores não reaplicam as quantidades de potássio compatíveis com as exportadas, pode haver redução da disponibilidade de K no solo. Para auxiliar a tomada de decisão a campo, a Embrapa desenvolveu o Fast-K, um método rápido para a avaliação do teor de K nas folhas de soja, de fácil utilização e interpretação. 

A proposta do Fast-K é melhorar o manejo nutricional da soja, a partir da adoção da metodologia que utiliza um medidor portátil para ler e interpretar os resultados, dispensando a diagnose tradicionalmente feita por técnicas laboratoriais. “Ao realizar o teste foliar no campo, a assistência técnica ganha tempo para tomar as decisões mais acertadas em relação à correção da deficiência de potássio ainda na safra em curso, uma vez que o potássio tem influência direta na produtividade”, destaca pesquisador Adilson de Oliveira Jr., da Embrapa Soja.

Feijão BRS FP403

É uma cultivar com alto rendimento, potencial de 4,7 mil quilos por hectare. Apresenta ciclo normal de crescimento (85-95 dias) e é recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros. A BRS FP403 tem uma boa arquitetura de raizes com sistema radicular bastante vigoroso e tolerante a murcha de fusarium e Podridão-radicular-seca. Os seus grãos são graúdos com alta qualidade industrial. Possui plantas com porte semi prostrado e inserção de vagens altas em relação ao solo proporcionando adaptação à colheita mecânica direta. 

A BRS FP403 tem uma boa arquitetura de raízes com sistema radicular bastante vigoroso e tolerante a murcha de fusarium e Podridão-radicular-seca. Os seus grãos são graúdos com alta qualidade industrial. Possui plantas com porte semi prostrado e inserção de vagens altas em relação ao solo proporcionando adaptação à colheita mecânica direta.

Serviço
Lançamento de Tecnologias da Embrapa
Data: 8 de fevereiro de 2019
Horário: 14h30
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink