CI

Ministra debate novo Código Florestal no RS

Lideranças buscam esclarecimento sobre tratativas dentro do governo


Lideranças buscam esclarecimento sobre tratativas dentro do governo

O governo fala em construção de consenso sobre o texto Código Florestal, mas, até agora, pouco se sabe sobre o andamento das negociações. É a expectativa de esclarecimentos que levará centenas de produtores, ruralistas e ambientalistas à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), para conferência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a partir das 9h30min. No final da tarde desta segunda-feira (18), manifestantes já se aglomeravam na Praça da Matriz, na Capital, munidos de velas, máscaras e cartazes. Os integrantes dos movimentos ligados o Fórum Gaúcho de Defesa do Código Florestal alertam para o risco de flexibilizar a lei. "O que é bom para o agronegócio não é bom para o Brasil", argumenta Fernando Campos, da Amigos da Terra.


Representantes da Farsul e da Fetag pretendem entregar à ministra reivindicações, como pedido de manutenção das áreas consolidadas. "Esperamos que a ministra traduza o que está sendo debatido pelo governo. Há muita informação desencontrada", frisou o assessor da Fetag Alexandre Scheifler. Conforme a assessoria do relator do novo Código Florestal, Aldo Rebelo, 33% dos agricultores gaúchos que possuem até 20 hectares serão prejudicados caso o Congresso vete a proposta que isenta a agricultura familiar da reserva legal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.