Ministra discute medidas para expandir o biogás na matriz energética brasileira

Produção de energia

Ministra discute medidas para expandir o biogás na matriz energética brasileira

Fonte é considerada excelente alternativa para o produtor agregar renda em sua atividade
Por:
38 acessos

Estratégias para expansão do biogás na matriz energética brasileira foi tema da reunião da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com diretores da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás). O objetivo é o desenvolvimento do setor de forma competitiva. A ministra manifestou apoio à iniciativa, já que o biogás é uma fonte de energia renovável de grande potencial no Brasil, por sua importância para a redução dos gases que causam o efeito estufa. O encontro ocorreu nesta semana.

O segmento do biogás cresceu de forma rápida no país, nos últimos anos, e tem sido importante fonte de renda da atividade agropecuária, além de alternativa para a energia elétrica, cujo custo tem aumentado continuamente. O presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, disse que o setor não precisa de subsídios e, sim, de incentivos. Ele pediu o apoio da ministra para a elaboração de uma política de financiamento estruturado para o biogás, dentro do conceito do RenovaBio de redução de emissões. Para Gardemann, inovar é a solução, e o biogás é o caminho para isso.

A avaliação no ministério é de que essa fonte energética é excelente alternativa para o agricultor agregar renda a sua atividade produtiva, fornecendo um insumo tão importante, como a energia, hoje cada vez mais escassa. Os representantes do setor propuseram criar um leilão específico de energia para o segmento de biogás e reivindicaram recursos do Plano Safra para financiar o segmento. As demandas serão estudadas pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Também será debatida a questão do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar na Amazônia.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink