CI

Ministra marca presença no Lançamento Oficial do Plantio da Safra 2013/14

Solenidade será realizada no dia 26 de setembro na Embrapa Agrossivipastoril, em Sinop


Solenidade será realizada no dia 26 de setembro na Embrapa Agrossivipastoril, em Sinop

Em sua segunda edição, o Projeto Soja Brasil vem com força total para realizar dois dias de programação bastante intensa no lançamento oficial do plantio as safra 2013/14.. Durante os dias 25 e 26 de setembro, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, produtores, estudantes, empresários e demais interessados terão oportunidade de participar de debates e workshops sobre alguns dos principais desafios tecnológicos relacionados ao agronegócio: produtividade, expansão da soja em áreas de pastagem e o combate a novas pragas e doenças. E no dia 26 de setembro, às 14 horas, com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, será dada a largada oficial do plantio da safra de soja no Estado.


Início do plantio

As chuvas no Estado ainda são bastante irregulares, mas os produtores que foram beneficiados pelas precipitações da semana passada na região de Sinop, médio-norte mato-grossense, aproveitaram a umidade do solo para colocar as primeiras sementes da safra 2013/14. “A umidade ainda não é ideal, mas em algumas áreas já é suficiente para as sementes germinarem”, afirma Leonildo Bares, produtor e presidente do Sindicato Rural de Sinop.

Na propriedade do agricultor Geraldo Michelin foram semeados até agora 130 hectares de uma área estimada para esta temporada de 2,2 mil hectares. Bares, por outro lado, prefere aguardar maiores volumes de chuva para iniciar o plantio em sua lavoura estimada em 750 hectares. “Se plantar e as sementes germinarem mal posso ter problemas depois. Choveu na semana passada, mas foi pouco. Se tudo correr bem vou colocar as máquinas para trabalhar a partir do dia 25 de setembro”, diz Bares.


A área plantada com soja no Estado deve chegar a 8,28 milhões de hectares, um incremento de 4,9% em comparação a safra passada quando foram semeados 7,89 milhões de hectares. Se o clima colaborar, os mato-grossenses podem colher até 25,28 milhões de toneladas, superando os 23,59 milhões da safra 2012/13.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.