CI

Ministro afirma que país se tornará maior produtor mundial de carne

abertura da Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo


“A atual safra brasileira deve ultrapassar as 200 milhões de toneladas e, em breve, o país deve se tornar o maior produtor mundial de carnes”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, nesta quarta-feira, 2 de outubro, durante a abertura da Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo.


Além de ressaltar a importância de aumentar o consumo interno de carne suína, o ministro ainda lembrou que a remuneração do setor voltou a ser atraente recentemente, com a queda do custo de produção, após um período recente para os produtores em 2012 e no início deste ano.

Hoje, o terceiro maior setor exportador do agronegócio brasileiro é o de carnes. Em agosto deste ano, a carne suína teve receita de US$ 132 milhões, exportando 52 mil toneladas.

A Semana Nacional da Carne Suína foi criada para promover o consumo do produto e trazer sustentabilidade ao setor, que emprega diretamente mais de 700 mil pessoas.

O consumo de carne suína no Brasil é de 15,6 kg per capita, enquanto a média nos Estados Unidos e nos países da Europa é superior a 30kg. Por isso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) quer elevar o consumo de carne suína aos 18 kg, per capita, até 2015.


Na semana passada, durante passagem pela Argentina, Antônio Andrade esteve em reunião com o ministro da Agricultura argentino para ampliar as exportações de carne suína para a Argentina.

A Semana Nacional da Carne Suína acontece até o dia 16 de outubro e é uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Grupo Pão de Açúcar e Extra, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Sebrae Nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.