CI

Ministro apresenta agricultura brasileira em Londres

Incremento na produção agrícola e sustentabilidade no campo foram temas abordados


Incremento na produção agrícola e sustentabilidade no campo foram temas abordados por Mendes Ribeiro Filho em evento do Financial Times

Londres - O avanço da sustentabilidade no manejo do solo com preservação ambiental, a emissão de baixo carbono e os indicadores positivos de produção alimentar, que garantem segurança ao combate da fome no mundo foram alguns dos assuntos abordados durante a palestra do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, durante o seminário FT Sustainable Agriculture Summit, que ocorreu nesta quinta-feira, 29 de março, no Hotel Marriot Square, em Londres. O evento, que contou com a participação brasileira de representantes do setor sucroalcooleiro, da pecuária (bovina e de aves), da citricultura e da sojicultura ampliou o painel de debates e revelou um Brasil em crescente ascensão junto ao cenário internacional.


Os desafios e inovações no contexto de incremento da produção agrícola apresentados em palestras com as autoridades da Comissão da Comunidade Econômica Europeia (CEE), alem de demais segmentos, causaram boa expectativa entre os participantes, sobretudo, nos aspectos levantados em bicombustível, preservação da floresta nativa – e consequente resguardo legislativo na aquisição de terras por estrangeiros – transgênicos, além do tema do momento, a aprovação do Código Florestal.

Mendes Ribeiro Filho destacou o programa Brasil Sem Miséria do governo da presidenta Dilma Rousseff que busca combater a fome e a pobreza extrema no Brasil. No meio rural, o ministro lembrou de programas como Bolsa Verde, Rede Brasil Rural e o Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. “De Norte a Sul do Brasil, esses programas aliam preservação ambiental e mais renda no campo”, disse.


Para Mendes, tratar com equilíbrio as áreas econômica, social e ambiental tem sido o pilar da atual política de governo. “Nosso pais se tornou líder em inovação agropecuária no mundo. Pela ferramenta da pesquisa, conseguimos diversificar e inovar nossos sistemas de produção, garantindo segurança alimentar e aumentando as exportações”, explanou.

O evento contou ainda com a participação da senadora Katia Abreu e do ex ministro da Agricultura, atual presidente da Ubabef, Francisco Turra, e do embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.