CI

Ministro da Agricultura em inauguração na Embrapa Uva e Vinho

Mendes Ribeiro inaugurará as instalações do maior acervo de material genético da videira da América Latina


Mendes Ribeiro inaugurará as instalações do maior acervo de material genético da videira da América Latina

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, inaugura, na manhã de sexta-feira, dia 17, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, as instalações do maior acervo de material genético da videira da América Latina, o Banco Ativo de Germoplasma de Uva (BAG-Uva). Também na ocasião, será lançado o CD Cadastro vitícola georreferenciado: uso na caracterização vitícola e desenvolvimento da IG Monte Belo. A programação, com início às 9h30, contará com as presenças, ainda, do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antonio Arraes Pereira, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Tibério da Rocha, e do superintendente federal da Agricultura do RS, Francisco Signor, entre outras autoridades já confirmadas.

O que será inaugurado é o prédio de laboratórios para apoiar as atividades do BAG-Uva, com uma área construída de 340 metros quadrados, o qual será denominado de Laboratório de Documentação, Conservação e Caracterização (LDCC) do Banco Ativo de Germoplasma de Uva (BAG-Uva). Os coordenadores do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa (ao qual o Banco é vinculado), pesquisadores Patrícia Ritschel e João Dimas Maia, explicam que o BAG-Uva é um acervo que reúne cerca de 1,4 mil tipos de uva, entre espécies cultivadas e silvestres, variedades, clones e seleções. De acordo com eles, a coleção começou a ser formada antes mesmo da criação da Embrapa, em 1948, na antiga Estação de Enologia de Bento Gonçalves. Depois da criação da Embrapa Uva e Vinho, em 1975, o hoje pesquisador aposentado Umberto Camargo reuniu, a esta coleção embrionária, outras coleções mantidas em instituições nacionais e internacionais. Atualmente, o acervo oferece suporte à obtenção de novas cultivares de uva, adaptadas às condições climáticas brasileiras.

Foram investidos mais de R$ 2 milhões, desde 2010 – com recursos do projeto Agrofuturo/AgroVerde, apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) –, no LDCC, em melhorias como a construção do prédio de laboratórios e a aquisição de câmaras frias e equipamentos para conservação e avaliação da coleção, tanto na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, quanto na Estação Experimental de Viticultura Tropical, em Jales, SP. Além disso, em parceria com a Embrapa Semiárido e com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a avaliação genética da coleção de uva mantida na Embrapa Semiárido será complementada e comparada com a coleção conservada no sul do país.

O CD a ser lançado é a primeira publicação do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul que apresenta informações georreferenciadas (coordenadas geográficas tomadas por meio de GPS) dos vinhedos. Sua proposta é servir de subsídio à implementação da Indicação Geográfica (IG) de vinhos finos e espumantes Monte Belo, em andamento, e de referência metodológica para a atualização e expansão do Cadastro Vitícola, até o momento só realizado no Rio Grande do Sul. O Cadastro foi iniciado em 1995, em conjunto com instituições públicas e privadas, com levantamento de campo utilizando trena para as medições das áreas; a partir de 2008, em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), começou a ser atualizado com a utilização de GPS de precisão, ampliando o uso das informações coletadas. Com a nova metodologia, o produtor dispõe de um mapa preciso de seus vinhedos, para auxiliá-lo na administração de sua propriedade; a pesquisa, de um instrumento para situar e prospectar potenciais produtivos, disseminação de doenças e pragas e outras aplicações que utilizem sistemas de informação geográfica.

O CD Cadastro vitícola georreferenciado: uso na caracterização vitícola e desenvolvimento da IG Monte Belo apresenta dados cadastrais da região de referência da pretendida IG Monte Belo, seu georreferenciamento e a caracterização da viticultura local, por meio da geomorfologia da região de referência, além de informações sobre aspectos paisagísticos e histórico-culturais dela. Os editores técnicos da publicação – fruto de parceria com Ibravin e Mapa, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul – são os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho Loiva Maria Ribeiro de Mello e Carlos Alberto Ely Machado.
A programação contará, ainda, com apresentação do relatório de conclusão do Programa de Erradicação da Cydia pomonella, pelo pesquisador da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT) da Embrapa Uva e Vinho Adalécio Kovaleski.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.