CI

Ministro da Agricultura fala hoje sobre agronegócio em São Paulo


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, realiza hoje (22-03), em São Paulo, capital, duas palestras sobre os principais desafios e oportunidades do agronegócio em 2004.

Às 12h15, no auditório do hotel Renaissance, o ministro profere a palestra magna de encerramento da Conferência Agro Brasil 2004 - Desafio e Oportunidades. Depois, às 16h, na sede da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, Rodrigues faz uma palestra na sessão plenária conjunta das entidades sobre o agronegócio brasileiro.

Em ambas ocasiões, o ministro falará do enorme potencial do agronegócio e de sua importância para a economia nacional. O setor representa hoje 34% do PIB brasileiro, gera 37% dos empregos e responde por 42% das exportações totais do país. O Brasil é o líder mundial nas vendas externas de café, suco de laranja, açúcar, tabaco, complexo soja, carne bovina e de frangos. Em 2004, o setor agropecuário deve gerar cerca de 1,3 milhão de empregos – 400 mil diretos, 340 mil na cadeia produtiva e outros 580 mil em função do efeito do aumento da renda no setor. Na safra passada, o país colheu 123,2 milhões de toneladas.

O ministro falará ainda sobre as prioridades do governo federal para o setor neste ano. Entre elas, estão a defesa agropecuária, tecnologia, infra-estrutura e logística, negociação e promoção comercial, desenvolvimento do cooperativismo, biocombustíveis, agricultura orgânica, programa de garantir de renda e Plano Agrícola e Pecuário 2004/05.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.