CI

Ministro da Agricultura participa da abertura da 79ª Expozebu


Antonio Andrade vai enfatizar as iniciativas da Embrapa para melhoramento genético da raça zebuína

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participa, nesta sexta-feira (03/05), às 10h, da abertura da 79ª edição da Exposição Internacional das Raças Zebuínas, a Expozebu. O evento será realizado no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), até o dia 10 de maio.


Em seu discurso, o ministro destacará, entre outros temas, o desempenho das exportações de carne bovina, que, em 2012, atingiram o recorde de US$ 5,74 bilhões, uma elevação de 7,39% em relação ao ano anterior, além do aumento de 30,7% nas exportações de animais vivos.

Também deverá enfatizar as iniciativas da Embrapa adotadas para o melhoramento genético das raças zebuínas e os benefícios da pesquisa para cadeia produtiva da pecuária bovina. Hoje, a genética zebuína está presente em 80% do rebanho nacional.

Expozebu

A exposição contará com um estande institucional do Mapa, no qual técnicos prestarão serviços e informações. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai instalar uma pequena estação meteorológica no local e frutas serão expostas em caixotes pelas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). Também marcam presença no estande, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg).


A feira reúne mais de 2 mil exemplares das raças zebuínas Nelore, Gir, Gir leiteiro, Guzerá, Tabapuã, Brahman, Indubrasil e Sindi. A previsão é de que Expozebu movimente aproximadamente R$ 150 milhões em negócios nesta edição, incluindo leilões, sêmen, equipamentos para a pecuária, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.