Ministro da Agricultura recebe hoje produtores de alho
CI
Agronegócio

Ministro da Agricultura recebe hoje produtores de alho

Entre as principais reivindicações do setor está a adoção de medidas protetivas que devem ser tomadas por parte do Ministério da Agricultura, a exemplo das Pragas Quarentenárias
Por:
O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebe produtores de alho e autoridades do setor, nesta terça-feira (06-12), para tratar sobre as questões relativas à comercialização do bulbo. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA, Rafael Jorge Corsino, há uma década que a produção nacional de alho enfrenta forte crise: “seja ela causada pela importação desleal do alho da China ou pela falta de controle na importação do alho Argentino. Mesmo que a produtividade e qualidade tenham aumentado no Brasil, a produção nacional perdeu campo para o produto importado”, sinaliza Rafael.


Integra a comitiva o presidente da ANAPA, Rafael Corsino, os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC) e Afonso Hamm (PP-RS), o vice - presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA Fábio Meirelles e produtores de alho.

Entre as principais reivindicações do setor está a adoção de medidas protetivas que devem ser tomadas por parte do Ministério da Agricultura, a exemplo das Pragas Quarentenárias: “A ANAPA fez um estudo pormenorizado sobre o alho chinês importado, e identificou mais de 20 pragas quarentenárias que colocam em risco a produção e a saúde nacional. Trata-se de um problema de segurança e o Ministério da agricultura precisa se atentar”, alerta Corsino. Para controlar e combater tal problema, a ANAPA protocolizou em 2006 um pedido de revisão de Análise de Riscos e Pragas junto ao MAPA. Porém, até a presente data, nada foi publicado.




Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.