CI

Ministro destaca importância do trabalho das Câmaras Setoriais

Mendes Ribeiro participa de reunião com presidentes e ouve demandas dos principais setores produtivos


Mendes Ribeiro participa de reunião com presidentes e ouve demandas dos principais setores produtivos

Propostas e reivindicações do setor agrícola brasileiro foram apresentadas ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro, durante encontro com os presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas. Participaram da reunião os 34 presidentes das Câmaras ligadas ao Ministério da Agricultura (27 setoriais, como arroz, feijão e soja; e sete temáticas, como agricultura orgânica e seguros do agronegócio), representando o setor privado das principais cadeias produtivas do agronegócio.


O ministro destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Câmaras Setoriais e Temáticas para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Esta é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de ouvir os relatos de todos vocês juntos e a minha ideia é que esses encontros tornem-se cada vez mais periódicos”, salientou. Mendes Ribeiro também reforçou a necessidade das reuniões, que funcionam como um fórum de discussão entre o governo e o setor privado, como essenciais para a formulação de políticas públicas.

Ao ouvir o amplo relato de cada um dos presidentes, o ministro destacou que, a partir dessas informações, será possível fazer um somatório das agendas e prioridades de cada Câmara Setorial. Com isso, será formulado um plano de negócios da agricultura brasileira, onde cada um, governo e setor privado, dividirão responsabilidades e tarefas. “Queremos criar segurança técnica e jurídica para que os setores produtivos e governo possam tomar decisões de investimento e planejar ações a médio e longo prazo”, disse Mendes Ribeiro.


Saiba mais

As Câmaras Setoriais e Temáticas foram criadas em 2003. O objetivo desse fórum consultivo é propor, apoiar e acompanhar as ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Em 2011, foram realizadas 105 reuniões. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que sejam 112, em 2012. Hoje, são 27 Câmaras Setoriais e sete Temáticas. Cada reunião conta com 25 integrantes de entidades representativas e do governo.

Consideram-se Câmaras Temáticas aquelas que englobam mais de uma cadeia produtiva, como insumos, orgânicos, agricultura irrigada e infraestrutura e logística.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.