CI

Ministro Interino da Agricultura visita Embrapa Uva e Vinho

Ministro Interino conversou com representantes da área vitivinícola e encaminhou as reivindicações do setor


Eumar Novacki, Secretário Executivo do MAPA e Ministro Interino da Agricultura, esteve na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, RS, na manhã do dia 10/04. Na data, Novacki estava substituindo o então Ministro Blairo Maggi que estava na Europa.  O Ministro Interino conversou com representantes da área vitivinícola e encaminhou as reivindicações do setor.

Durante a visita, foram apresentadas as atividades de pesquisa da Embrapa e incluindo uma degustação da variedade de uva sem semente ISIS, cultivada sob cobertura plástica em Caxias do Sul, RS. A cultivar BRS Isis é uma uva de mesa com bagas vermelhas de textura crocante e sem sementes. Tem apresentado ótima adaptação a regiões de clima tropical e no momento está sendo avaliada no Rio Grande do Sul, sob cobertura plástica, apresentando excelente performance com grande potencial de expansão nas próximas safras.

Na ocasião, o Ministro Interino também degustou sucos elaborados com as variedades desenvolvida pela Embrapa: BRS Magna, BRS Violeta e Concord Clone 30. Essas variedades foram lançadas pela Embrapa com o objetivo de melhorar a cor, doçura e sabor dos sucos de uva Brasileiros além de viabilizar a produção de suco de uva em regiões de clima tropical como o Vale do Submédio São Francisco (VSF).

Ao final da visita, o Ministro Interino conversou com Vera Quecini, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Cultura de Tecidos onde recebeu informações sobre as atividades de suporte aos programas de melhoramento e manutenção de germoplasma da Embrapa Uva e Vinho e instituições parceiras.

De acordo com Marcos Botton, pesquisador e Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho "a visita do Secretário Executivo do MAPA à Embrapa Uva e Vinho é uma oportunidade para aproximar os gestores públicos das atividades de pesquisa, permitindo que os mesmos tomem decisões estratégicas com base nas demandas do setor produtivo em benefício de toda a sociedade". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.