CI

Ministro interino participa de campanha nacional contra o mosquito nesta sexta (2) em Rondônia

Eumar Novacki visita escola e casas em Porto Velho, acompanhado de autoridades estaduais


O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, participa nesta sexta-feira (2), em Rondônia, do Dia Nacional de Combate ao Mosquito. A iniciativa do governo federal ocorre em todo o Brasil e visa intensificar as ações de conscientização da população para lutar contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os demais ministros de Estado e outras autoridades federais visitarão as outras capitais do país para promover a campanha, que tem como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Os primeiros compromissos de Novacki em Rondônia são na capital Porto Velho. Acompanhado vice-governador Daniel Pereira e de secretários estaduais, o ministro interino visita a Escola Estadual Major Guapindaia, às 10h, no bairro São João Bosco, onde faz pronunciamento sobre a importância da mobilização nacional contra o mosquito, coordenada pelo Ministério da Saúde. Às 11h, ele concede entrevista coletiva. Às 11h30, vai a duas casas para alertar as famílias sobre a necessidade de tomar medidas para evitar focos do Aedes aegypti.

Desde a identificação do vírus zika no Brasil e da sua associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o governo federal tem tratado o tema como prioridade. Além de alertar sobre as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, a campanha destaca a importância de eliminar os focos do Aedes. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer por causa da omissão. O lançamento da mobilização nacional deste ano coincide com a chegada do verão, período de maior proliferação do mosquito.

Cacoal

Na tarde de sexta-feira, Novacki viaja a Cacoal, onde visita cafezais às 16h. Depois de conhecer a áreas de cultivo de café do estado, o ministro interino da Agricultura se reunirá com produtores, prefeitos e vereadores da região. À noite, ele tem encontro com o senador Ivo Cassol. Às 8h de sábado (3), Novacki terá reunião com a bancada federal de Rondônia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.