CI

Ministro lançou programa de controle de doenças bovinas no RS

Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina


Após o lançamento, Mendes Ribeiro Filho recebeu homenagem do governador Tarso Genro

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou nesta sexta-feira, 16 de dezembro, em Porto Alegre (RS), do lançamento estadual do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, doenças que impõem perdas econômicas e prejuízos à saúde pública. Na oportunidade, Mendes foi homenageado pelo governador Tarso Genro com um almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, onde estavam presentes autoridades e diferentes segmentos da cadeia produtiva do leite.


O ministro enfatizou a importância da medida para a conquista de novos mercados pelos produtores gaúchos já que muitos países não importam produtos lácteos de locais onde a doença não foi erradicada. Ribeiro Filho também agradeceu a homenagem e mostrou-se atento às questões relativas ao Estado e ao país, na área. "O Rio Grande do Sul terá no ministro um parceiro. Contem comigo", disse. Ao justificar a homenagem ao ministro, o governador lembrou a origem gaúcha de Mendes Ribeiro Filho e a atuação parceira na implementação de ações entre o ministério e o Estado. "Essa homenagem tem várias razões, entre elas o contentamento pelo retorno do ministro aos trabalhos diários e o fato de sempre olhar com carinho para o Estado. É bom ter um ministro que olha com carinho para o Rio Grande do Sul", enfatizou Tarso.

As projeções do governo gaúcho são de, em oito anos, certificar as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado. A meta é tornar o Rio Grande do Sul o primeiro estado brasileiro a obter o status sanitário. Com isso, será possível o acesso a mercados como o da Comunidade Econômica Europeia, que não importa produtos lácteos de países que não tem erradicado a doença, destacou o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

Saiba mais

A brucelose é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella e pode ser transmitida ao homem, principalmente, por laticínios não pasteurizados. Os principais sintomas nos animais são aborto, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite. Já nos humanos, febre e dores musculares e articulares. Os prejuízos são ocasionados pela morte dos bezerros, baixo índice reprodutivo, queda na produção de leite e interrupção de linhagens genéticas.
Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.