Ministro participa de anúncio de medidas de combate aos efeitos da seca

Agronegócio

Ministro participa de anúncio de medidas de combate aos efeitos da seca

Serão disponibilizadas 340 mil toneladas de milho subsidiado nos meses de abril e maio
Por:
567 acessos
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participou do anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff de novas medidas para combater os efeitos da seca no Nordeste nesta terça-feira, 2 de abril, durante a 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Entre ações, estão a disponibilização de 340 mil toneladas de milho subsidiado nos meses de abril e maio, aumento de 30% no número de carros-pipa, prorrogação do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, ampliação de linhas crédito e renegociação das dívidas dos agricultores da região.

“São ações estruturantes relativas à oferta de água, seja barragens, adutoras e estações elevatórias para construir aqui na região um nível de segurança hídrica mais efetivo e de grande durabilidade. Essas medidas, junto com toda a estrutura de proteção social montada pelo governo do presidente Lula e pelo meu governo, explicam porque a cara da miséria nessa região não foi tão acentuada perversamente pela estiagem”, disse Dilma.

Durante o discurso, a presidenta afirmou que já foram entregues 270,6 mil cisternas para consumo humano e outras 13,3 mil para cisternas de produção. Segundo ela, o compromisso do governo é entregar até julho 130 mil cisternas e construir o restante das 240 mil ainda em 2013. Para o apoio ao agricultor, serão feitos ainda mais de 1,1 novos poços, além da recuperação de outros 1,4 mil.

Além dos estados nordestinos, serão beneficiados 168 municípios mineiros da região norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Eles receberão R$ 258 milhões, que serão usados em ações de emergência e de prevenção, pagamento de bolsa-estiagem aos flagelados, restabelecimento de serviços essenciais prejudicados pela falta de chuva e recuperação de poços artesianos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink