CI

Ministro promove Plano ABC em Porto Alegre

No evento, foram assinados os primeiros contratos de operação de crédito com os produtores gaúchos


No evento, foram assinados os primeiros contratos de operação de crédito com os produtores gaúchos

Para incentivar a criação de um Grupo Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) na região Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento organizou o Seminário de Difusão do ABC no Rio Grande do Sul. O ministro Mendes Ribeiro Filho participou do evento na sexta-feira, 9 de dezembro, que reuniu mais de 200 participantes, entre produtores e autoridades do segmento do agronegócio.


Durante o seminário, foi assinado o protocolo de cooperação entre o Ministério e o Banco do Brasil para o projeto no estado. Também foram assinados os primeiros contratos de operação de crédito com os produtores gaúchos. Para a safra 2011/2012, o programa de financiamento prevê R$ 3,1 bilhões em recursos para incentivar o uso de processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem os efeitos dos gases de efeito-estufa no campo.

O plano atua em seis frentes: recuperação de áreas degradadas, plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais. O ministro explicou a necessidade de se alcançar resultados na produtividade brasileira em consonância com a sustentabilidade do campo, produzido a partir da estabilidade entre renda, alimento e meio ambiente e de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional sobe Mudanças do Clima.


Em outra etapa do Plano ABC, serão realizadas capacitações técnicas para produtores e assistentes técnicos em todos os níveis e nas demais regiões brasileiras.

Mais informações sobre o Plano ABC: http://www.agricultura.gov.br/abc/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.