Ministro vai discutir relação entre agricultura e mercado financeiro no G20

Agronegócio

Ministro vai discutir relação entre agricultura e mercado financeiro no G20

Rossi disse que o debate ocorrerá em reunião que ocorrerá em Paris, no mês que vem
Por:
1215 acessos
São Paulo – O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse nesta quinta-feira (26) que vai discutir com representantes de países membros do G20 (grupo dos 20 países mais ricos) a crescente relação entre a agricultura e o mercado financeiro. Segundo ele, essa relação pode ser nociva, facilitando a especulação do preço das commodities e também elevando o preço dos alimentos.


Rossi disse que o debate ocorrerá em reunião que ocorrerá em Paris, no mês que vem. Todos os ministros da Agricultura do G20 devem participar do evento.

Ele afirmou também que o Brasil já tem algumas posições claras sobre o tema. Segundo ele, o país é contra a regulação dos preços de produtos agropecuários, porém é favorável a uma certa limitação da influência do mercado financeiro sobre o setor.

“Não somos contrários a um certo nível de regulação para a relação entre a produção e o mercado financeiro”, explicou o ministro. “Essa relação é importante para estabelecer garantias, contratos futuros etc. Mas, quando ela vai ao nível da especulação com commodities, tende a fazer com o preço dos alimentos suba.”


O ministro disse também que irá conversar com representantes do mercado nacional para agregar mais argumentos à posição brasileira sobre o tema. Ele ressaltou ainda que o governo sempre defenderá o produtor rural. “Vou me reunir com o pessoal da BM&F Bovespa [Bolsa de Valores de São Paulo]. Também estou trabalhando com a minha equipe técnica para levar um posição firme em defesa do produtor brasileiro.”

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink