CI

Ministros da Agricultura discutem desafios da água e da agricultura nas Américas

Na Argentina, Junta Interamericana de Agricultura (JIA ) deverá eleger o diretor geral do IICA para o período 2014-2018


Na Argentina, Junta Interamericana de Agricultura (JIA ) deverá eleger o diretor geral do IICA para o período 2014-2018

O Encontro de Ministros da Agricultura das Américas 2013, que começa nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), na Argentina, será uma oportunidade para promover o uso sustentável da agua. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) proporá aos ministros uma agenda de alcance continental para ser debatida na reunião.


Será a primeira vez que ministros da Agricultura de toda a América  negociarão ações para fortalecer a participação do setor na gestão integrada dos recursos hídricos regionais, uma tarefa em que a agricultura é um ponto chave.

A abertura do evento será feita pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Norberto Yauhar, e pelo diretor-geral do IICA, Víctor M. Villalobos. O governo argentino é o organizador do evento, com apoio do Instituto.

Em seguida o especialista internacional em planejamento, desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos, Gertjan Beekman, fará o discurso inaugural. Beekman é coordenador de Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do IICA no Brasil.

Alimentos, energia e fibras

A questão do uso da água na produção agrícola será amplamente discutida pelos ministros em um fórum, no qual serão apresentados os principais desafios. Ao final, serão emitidas recomendações para se assegurar que a agricultura conte com recursos hídricos necessários para produzir alimentos, energia e fibras que necessários para a humanidade.

Essas ações devem ir do fortalecimento institucional até a modernização dos sistemas de inovação. O IICA fornecerá às discussões conhecimentos técnicos acumulados em mais de 70 anos a serviço da agricultura nas Américas.

Além de especialistas do instituto, participarão técnicos do Instituto Internacional de Pesquisas sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês), do Instituto de Tecnologia de Agroalimentícia de Catalunha (IRTA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA).


Durante o encontro de ministros também será apresentado o quinto relatório sobre as perspectivas para a agricultura e o desenvolvimento rural nas Américas, um informe anual produzido em conjunto pelo IICA, a FAO e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). Este ano o documento tem um capítulo especial sobre a situação da agricultura familiar no continente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.