CI

Ministros da Agricultura discutem políticas comuns para o Cone Sul


Terminou sábado (31/05), em Brasília, a reunião dos ministros do setor agropecuário do Cone Sul da América Latina. O fórum, para discutir acordos do agronegócio começou na manhã de sexta (30/05), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No encontro ficou decidida a criação de três grupos, para discutir questões de defesas sanitárias animal e vegetal, além da harmonização de interesses comerciais.

No sábado, eles apresentaram sugestões de políticas de interesses mútuos nestas áreas, além de protocolos de intenções para ações comuns sobre os três temas. O ministro Roberto Rodrigues considera que este é um passo importante para que o Mercosul, mais Chile e Bolívia, participantes do Fórum, adotem posições conjuntas para a defesa do agronegócio do Cone Sul.

De acordo com o ministro Roberto Rodrigues, "não adianta nada cada país fazer uma política agrícola separada, sem que um saiba o que o outro está fazendo. É muito importante que os ministros se entendam, formulando suas políticas conjuntas e, sobretudo, de acordo com o setor privado de cada país".

O ministro Roberto Rodrigues disse ainda que há muitos interesses comuns no setor, mas reconheceu a existência de divergências, principalmente na área de defesa sanitária animal. Isto implicará em negociações de longo prazo, "mas ainda neste ano vão ser adotadas algumas políticas comuns entre os seis países do Cone Sul".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.