CI

Ministros da Agricultura latinoamericanos priorizam gestão da água

Terminou a XXV Reunión Ordinaria del Consejo Agropecuario del Sur


Terminada nesta sexta-feira (15.03) em Buenos Aires, a “XXV Reunión Ordinaria del Consejo Agropecuario del Sur (CAS)” gerou resoluções finais sobre temas prioritários para a Região. Os ministros de Agricultura e seus representantes focaram suas conclusões na gestão da água e nas relações com a China.

Na resolução “Uso da Água na Agricultura”, o fórum ressaltou a importância do elemento para a vida humana e em especial para o setor agropecuário, reconhecendo a necessidade de estabelecer un manejo racional do recurso, dada su escassez. 

Até a próxima reunião ordinária da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), em setembro de 2013, os ministros se comprometeram a otimizar a gestão e utilização da água “com o fim de atender uma população mundial estimada de 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050”. 

Para isso, decidiram estimular e fortalecer iniciativas vinculadas ao melhor aproveitamento dos recursos hídricos na agricultura dos países membros. Será criado um grupo técnico que reunirá especialistas dos países integrantes do CAS, com o objetivo de abordar e fazer o intercâmbio de experiências.

Em outra resolução, denominada “Relação CAS-China”, os ministros confirmaram seu interesse de continuar desenvolvendo temas de cooperação com o gigante asiático. O objetivo é avançar no fortalecimento da agricultura e da realidade rural.

Neste sentido, o conselho concordou em solicitar aos organismos internacionais de cooperação técnica a análise dos intereses comuns que possam surgir desse relacionamento com a China. Serão envolvidos no processo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.