CI

Miniusina de biodiesel vai ajudar agricultura familiar do PR

O projeto começou a ser analisado no início deste ano


O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, reuniu técnicos da Secretaria, da Copel, e da Emater para discutir a instalação de uma miniusina-piloto de biodiesel no Sudoeste do Paraná. O projeto começou a ser analisado no início deste ano.

Segundo o secretário, o Governo do Estado está com uma expectativa grande de viabilização desse projeto porque, além de ser uma nova alternativa de renda para o agricultor familiar, é uma oportunidade de diversificação da produção.

“A escolha da região Sudoeste foi estratégica porque é lá que estão concentradas as mais fortes organizações de agricultores familiares, o que representa grandes chances de sucesso para o projeto”, disse Bianchini.

Para viabilização do projeto e entrar no setor de biodiesel, a Secretaria da Agricultura e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) firmaram uma parceria.

A miniusina, a primeira da Copel, terá capacidade de produção de 5 mil litros de biodiesel por dia. O empreendimento está sendo definido com a participação efetiva dos agricultores familiares da região Sudoeste, que fornecerão os grãos para processamento.

O projeto deverá ser implantado até o final deste ano e vai beneficiar 7.500 pequenos agricultores, associados às cooperativas de agricultura familiar da região.

Como será um empreendimento piloto, a produção da usina será destinada ao consumo da Copel e dos produtores rurais, que também poderão utilizar o sub-produto gerado pelo processamento de soja: a ração animal.

“O desafio será obter a viabilidade econômica de uma produção de pequena escala de esmagamento”, adiantou Richardson de Souza, responsável pelo setor de biodiesel na Secretaria da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.